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Como vender mais no Natal? 10 dicas para PMEs

15 de dezembro de 2022

Uma datas de maior sucesso no comércio brasileiro, o final do ano está chegando e promete levar cerca de 118 milhões de consumidores às lojas, segundo dados da CNDL Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC BRasil.

 

Conforme a mesma pesquisa, é esperado que a quantia de R$66,6 bilhões seja gasta pelas pessoas, portanto, pode ser a oportunidade que você estava esperando para vender mais e ter um bom período em seu caixa.

 

Como vender mais no Natal?

Quer saber o que precisa ser feito para conseguir vender muito mais durante o Natal? Confira abaixo 10 pontos que precisam estar na sua lista de execução!

 

1. Prepare-se com antecedência

1. Prepare-se com antecedência

Um dos primeiros pontos que precisam estar em seu radar é ter tudo planejado com antecedência.

 

Uma das melhores ideias é aplicar o calendário milionário, tática que te mostrará quando começar a se preparar e como é preciso investir em marketing para as estratégias de compra de seu público-alvo.

 

2. Tenha embalagens personalizadas

Que tal ter marcas promocionais personalizadas para o período do Natal?

 

Muitas marcas de sucesso como é o caso da Bauducco, Natura e Boticário investem nos modelos personalizados, engajando os compradores e ampliando a intenção de compra.

 

3. Ofereça descontos especiais

Outro ponto que merece sua atenção é saber dar os descontos especiais nesse período esperado do ano, principalmente nos produtos corretos.

 

Por isso, faça um levantamento do que você deseja que seja a cara de sua empresa nesse período, o que está “parado” no estoque que pode ser queimado ou até mesmo crie uma linha especial para essa época.

 

4. Crie um programa de fidelidade

Já pensou em criar um programa de fidelidade para seu cliente? As ideias são muitas para que esse possa gastar mais ainda dentro de sua loja:

  • Após 10 compras, ganhe um item gratuito da mesma linha;
  • Com 1 ano de assinatura dos produtos, têm-se o recebimento de 1 mês de graça;
  • Ao comprar 5 itens da mesma coleção, ganha mais 2 de brinde.

Pense em quais são as oportunidades que você pode aplicar para ter uma empresa cada vez mais conhecida pelo público desejado e claro, aumentar a quantidade de lucro em sua companhia.

 

5. Capriche na decoração

Assim como as embalagens são uma ótima pedida para criar um grande clima durante o Natal, que tal aplicar uma boa decoração condizente com essa época do ano em sua loja ou empresa?

 

É interessante criar uma experiência sensorial para seu cliente, onde ele realmente sentirá o “clima natalino”, até mesmo empolgando-se sobre as compras que serão ali feitas.

 

Outra questão interessante é a de aplicar pontos “instagramáveis” no espaço sendo assim, os indivíduos podem postar várias fotos, aumentando a visibilidade de possíveis compradores e interessados em sua marca.

 

Muitos shoppings costumam fazer isso durante o Natal, fomentando a sensação de compras, de aproveitar promoções e gastar mais dinheiro.

 

6. Flexibilize as formas de pagamento

Muitas pessoas reservam dinheiro especificamente para ser gasto durante esse período, portanto, é seu dever como comerciante facilitar o poder de compra do indivíduo.

 

Que tal aumentar a quantidade de parcelas, ampliar a quantidade de descontos via PIX, oferecer certo desconto em compras acima de tal valor?

 

Você deve pensar em quais são as melhores condições para sua empresa e também para quem vai comprar de sua companhia, aumentando as possibilidades de compras.

 

7. Treine a equipe de vendas e atendimento

Mesmo que você tenha uma equipe de vendas pronta para atender durante o todo ano, é sempre importante aplicar uma reciclagem nessa época do ano.

 

A quantidade de pessoas que vão as compras é muito maior, sendo assim, é preciso ter cuidado e disposição redobrados para atender todas as demandas e questões que serão abordadas no dia.

 

Lembre-se que seus colaboradores precisam ter jogo de cintura e saber lidar com vários problemas que podem surgir, ainda mais com maior movimento e pessoas querendo serem atendidas.

 

8. Organize um evento

Você já pensou em organizar um evento em sua loja para permitir uma maior proximidade com o produto que ali está sendo vendido?

 

Muitas companhias fazem happy hour uma vez ao mês, um café colonial, um almoço para convidados e variadas atrações, instigando assim um maior contato com o item ou serviço ali comercializado.

 

Pense em qual é a estratégia que mais cabe dentro de sua companhia e então desenvolva a melhor reunião para que seu público alvo sinta-se mais tentado a comprar os itens ali apresentados.

 

9. Faça sorteios nas redes sociais

Você já pensou em realizar sorteios em suas redes sociais? Essa é uma técnica que há muito tempo vem sendo usada, porém, que continua a dar certo e a vingar variadas compras.

 

Ao instigar com que seus compradores adquiram de sua marca e compartilhem o evento ou promoção em questão, há maiores chances de que pessoas desconhecidas tenham esse contato e se interessem pelo o que está sendo vendido.

 

Além disso, essa é uma campanha da qual o máximo que vai exigir de você é uma publicidade aplicada ou impulsionamento, porém, todo a divulgação será feita de maneira gratuita e orgânica.

 

10. Seja criativo e diferencie-se da concorrência

Comandante, qual é o diferencial de sua marca? Pense no que torna o seu produto cada vez mais único e que pode fazer com que seu comprador “brilhe os olhos” em relação aos demais concorrentes.

 

É nesse ponto que você deve investir e aplicar a publicidade em sua companhia. É o momento de seu público alvo compreender que o seu item é mais valioso do que o do vizinho ao lado.

 

Usar a prova social da escassez ou da qualidade única, ambas são táticas interessantes e que com certeza vão funcionar em muitos âmbitos em sua companhia.

 

Essas são as 10 dicas mais interessantes que você pode aplicar dentro de sua empresa para ter um Natal muito mais rentável e de destaque no quesito financeiro.

 

O que você está esperando para começar hoje mesmo?

 

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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