Empreendedorismo digital: transforme seu negócio agora!

19.12.2022
Empreender nos dias atuais é um dos desejos de muitas pessoas, principalmente pela possibilidade de ter mais liberdade, uma renda maior e claro, aumentar a qualidade de vida.   Com o advento da tecnologia e uma maior quantidade de trabalhos sendo desenvolvidos e criados, o empreendedorismo digital ganhou mais destaque por entre as possibilidades de se trabalhar no momento.   Quer saber mais sobre essa temática e começar a aplicar no seu dia a dia do negócio o quanto antes? Confira mais informações aqui em nosso conteúdo e mude sua visão de mercado!  

O que é empreendedorismo digital? 

O que é empreendedorismo digital?  O empreendedorismo digital é um formato de negócio do qual usa dos meios virtuais, como é o caso da internet, para vender e negociar vários produtos e serviços.   O "pulo do gato" é a não necessidade da obtenção de espaços físicos, onde em sua maioria, os itens podem ser:
  • E-books;
  • Cursos online;
  • Apps;
  • Videoaulas;
  • Softwares;
  • Jogos.
Pode ser que você até já trabalhe com o empreendedorismo digital, porém, ainda não saiba bem ao certo como manejá-lo da maneira correta e do jeito mais preciso. Ainda bem que chegou até aqui!  

Como funciona o empreendedorismo digital? 

Isso depende de qual será o método ou meio escolhido pela sua empresa para conseguir avançar e aplicar o empreendedorismo digital.   Um dos exemplos mais usados é o e-commerce, onde é possível vender tudo o que você possa imaginar de forma online, onde há o recebimento de dinheiro, envio de nota fiscal e todas as transações de maneira virtual.   É importante destacar que existem modelos de e-commerce em que não é nem necessário ter um espaço físico para armazenar estoque, funcionando com o famoso modelo dropshipping.   Tudo isso também se aplica aos aplicativos, onde todas ou a maioria das funções podem ser aplicadas por meio desse dispositivo em sua empresa.  

Diferença entre marketing digital e empreendedorismo digital

Os dois são diferentes entre si, porém estão super juntos na maioria das vezes!   Isso acontece porque um bom empreendedorismo digital está atrelado diretamente a um bom marketing na internet, divulgando e demonstrando aos novos interessados mais sobre o produto ou serviço em questão.   O marketing digital engloba várias áreas que podem ser usadas fora do empreendedorismo digital, como:
  • Divulgação em redes sociais;
  • Criação e alimentação de blog online;
  • Conteúdos ricos digitais como e-book;
  • Produção de vídeos, podcasts e campanhas online.
Por isso, geralmente cada um depende do outro para que possa dar certo, mas, não necessariamente são obrigatórios para que funcionem!   Quer saber quais são os 3 passos para ter sucesso dentro da internet? Confira no vídeo abaixo a entrevista de Alysson Costa e anote todas as dicas ali ministradas! https://www.youtube.com/watch?v=kFtC_yNKTdA&t=879s

Tipos de empreendedorismo digital

Como já citado anteriormente, existem vários tipos de empreendedorismo digital, confira quais são eles abaixo:  

E-commerce

O ecommerce é uma loja virtual habilitada para vender quaisquer tipos de produtos ou serviços que você possa imaginar.   Toda ou a maior parte da negociação é feita de maneira automatizada:
  • Comercialização;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Trocas ou devoluções;
  • Atendimento ao cliente.
Muitas empresas físicas possuem a modalidade de e-commerce, ampliando as possibilidades de venda e principalmente o alcance do consumidor interessado.   Em muitos casos, é possível comprar de forma online e fazer a retirada no local físico, facilitando muito a capilaridade de entrega e alcance das pessoas.  

Blogs ou site especializados

Muitos canais online possuem blogs ou sites especializados no assunto em que estão "comercializando".   Essa é uma boa tática para captação de leads e de novos interessados, além do fortalecimento da marca sobre o que está sendo vendido, uma ótima tática para aumentar a relevância e autoridade.   Portanto, se você tem um e-commerce que vende acessórios de moto, por exemplo, que tal explorar esse universo por meio de conteúdos de blog ou uma categoria dentro do e-commerce?  

Aplicativos

Que tal desenvolver um app de seu negócio ou que seja um desdobramento do seu e-commerce?   Essa é uma ótima maneira de revender produtos e de dar outra opção de para seu cliente consumir o tão desejado item ou serviço de sua empresa.  

Jogos

Que tal investir em uma versão do seu produto de jogo do qual pode engajar com que novas pessoas conheçam mais sobre seus produtos?  

Infoprodutos

A venda de infoprodutos também tem ganhado cada vez mais espaço por entre os consumidores online, onde pode incluir:
  • E-books;
  • Podcasts;
  • Vídeos online;
  • Aulas online.
E muito mais!  

Afiliado

Você já ouviu falar sobre o marketing de afiliado? Muito usado ao redor do mundo, ele pode ser para a venda de um infoproduto, um item físico e demais serviços.   É uma prática muito comum por entre os influencers, onde ganha-se dinheiro e comissão diante da compra de terceiros.  

Cursos

Por fim, a venda ou prestação de cursos online é uma ótima opção para quem já possui um produto ou serviço em questão em vista, sendo assim, basta lançar-se no mercado.  

6 dicas de como começar a empreender no digital

Quer começar a empreender no digital, porém, não sabe bem ao certo como começar? Confira abaixo algumas dicas essenciais para que consiga sair do "zero a zero" o quanto antes!  

Estude e busque conhecimento constante

É essencial que você, comandante, que quer sair do nicho atual e ir além em sua empresa, esteja sempre antenado as novidades do mercado e principalmente ao que pode inovar sua companhia.   Portanto, vale a pena ficar de olho nos concorrentes, nos seus colegas de trabalho e principalmente no que o consumidor está buscando de diferente.  

Identifique e pesquise sobre o seu nicho de mercado

Observar o nicho de mercado também é outra questão que precisa estar em seu canal, afinal, somente assim você ficará sabendo sobre o que há de novo, o que deve ser evitado e o que pode ser inovador.  

Planeje e estruture o seu negócio

Um dos primeiros passos é de estruturar o seu negócio de uma maneira correta e direcionada, onde um planejamento estratégico pode ser uma ótima pedida nesse caso.   Depois disso, você deve estruturar quais serão os passos aplicados dentro de sua companhia para que possa sair do "mundo das ideias" e começar a modificar o cenário atual.  

Conheça as ferramentas digitais

Outro ponto que merece muita atenção é saber sobre como usar suas ferramentas digitais a seu favor.   Portanto, aplique divulgação de maneira online em Facebook, Instagram e LinkedIn, aproveitando assim para atingir o seu público alvo e novos compradores para seu negócio.  

Tenha planejamento financeiro

Outro ponto óbvio, porém, que vale a pena ser dito aqui, é preciso sempre estar de olho e com cuidado acentuado para as questões financeiras de seu negócio.   Afinal, de nada adianta ter todos os pontos citados anteriormente bem precisos e alinhados, porém, não ter um cuidado financeiro para que tudo possa caminhar com cuidado e precisão.   Portanto, tenha uma equipe direcionada na questão monetária, saiba ter um planejamento do qual não colocará seu negócio em problemas e assim, ter continuidade.  

Invista em marketing digital

É claro que você deve investir em marketing digital! Mas, aqui vale a pena destacar que isso vai muito além de apenas ter uma rede social ativa ou que tenha bom engajamento.   Você precisa:
  • Engajar tanto os compradores quanto os trabalhadores de sua empresa;
  • Vender o seu produto e o seu "peixe" com direcionamento;
  • Investir em canais como podcast, ebook e conteúdos ricos para seus compradores;
  • Vídeos no YouTube e diferentes plataformas online.
Quer saber se sua ideia de empreendedorismo é boa mesmo? Confira abaixo dicas para saber se seu negócio realmente pode ter um bom desenvolvimento e dar certo! https://www.youtube.com/watch?v=jwALS73BDHc Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando aqui no blog EAG mais informações para conseguir alavancar o seu negócio, seja nos meios digitais ou não com nossas dicas exclusivas!
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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO