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Estratégia de negócios → dicas de como elaborar a sua!

3 de novembro de 2022

Estabelecer uma estratégia de negócios é um dos pontos primordiais para empresas que desejam obter sucesso, isso porque, há um planejamento exímio que precisa ser seguido até o ponto final.

 

Não sabe bem ao certo como funciona? Confira mais abaixo sobre o que deve ser executado, tenha cuidados específicos e não deixe de tomar as primeiras ações para chegar ao objetivo final.

 

Qual é o conceito da estratégia de negócios?

Qual é o conceito da estratégia de negócios?

O conceito da estratégia de negócios advém de métodos usados na guerra, onde a principal intenção é garantir que a companhia tenha maior alcance das metas traçadas, assim como seu posicionamento no mercado.

 

Ela deve ser usada tanto em momentos mais críticos, quanto aqueles classificados como positivos, além de que pode ser aplicado por negócios recém fundados ou aqueles mais antigos.

 

Essa é uma questão obrigatória dentro de empresas que querem ganhar o devido e merecido destaque dentro do nicho de atuação, portanto, vale a pena começar a aplicá-la o quanto antes!

 

Confira abaixo mais sobre como o programa EAG ajudou com que a empresa de Cíntia de Oliveira, obtivesse uma estratégica precisa e que ultrapassasse a meta que havia sido definida.

Por que é importante ter uma boa estratégia de negócios?

É preciso criar uma planejamento estratégico aliado a uma boa estratégia de negócios para que tenha-se cenários mais visíveis e direcionados dentro da organização.

 

Assim, todos os envolvidos, tanto os gestores quanto os colaboradores, terão mais visão dos desafios traçados dentro da companhia, além de como devem prosseguir em momentos específicos.

 

Muitas empresas aplicaram estratégias eficazes para conseguirem mudar o cenário existente durante a crise de covid-19, por exemplo, sobrevivendo e até mesmo conseguindo novos direcionamentos no negócio.

 

É claro, nem sempre é possível visualizar que imprevistos vão acontecer, mas, há a possibilidade de tomar novas decisões de negócio para que o cenário seja modificado.

 

Assim, essa estratégia adotada deve ser um documento aplicado, instaurado e seguido por todos dentro da companhia, guiando assim os próximos passos necessários.

 

Como elaborar a melhor estratégia de negócio para a sua empresa

Quer começar a elaborar uma estratégia de sucesso e que seja efetiva dentro de sua companhia? Confira abaixo alguns pontos que podem ser seguidos para criar a sua!

 

1 – Verifique os pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças!

Basicamente, a ideia é executar uma análise SWOT direcionada, verificando assim os pontos internos e externos de sua empresa.

 

Ao verificar as questões internas, é preciso compreender quais são aqueles pontos conhecidos como negativos e positivos no negócio, consolidando aquilo que é bom e melhorando o que é preciso.

 

Já nos quesitos externos, verifique as oportunidades e ameaças de concorrentes, ou seja, tudo aquilo que pode prejudicar sua companhia.

 

Por meio desses levantamentos, você pode contribuir para os pontos de maior aplicação de sua empresa e diminuir aqueles considerados como fracos, compreendendo melhor sobre o cenário que está envolvido.

 

2 – Defina a personalidade da empresa

É primordial que uma empresa tenha uma identidade própria, para que assim, todos saibam exatamente como funciona a cultura organizacional, quais são os princípios que devem ser seguidos e o porque dessa existência.

 

Depois de definir todos os pontos citados anteriormente, você deve expor para todos os colaboradores e também para os novos contratados, alinhando o time em prol do mesmo objetivo em comum.

 

3 – Defina os objetivos da empresa

Ainda de encontro ao ponto anterior, é preciso definir qual será o objetivo da empresa e assim, traçar um planejamento para que as ações sejam tiradas do papel.

 

Ademais, é preciso estabelecer metas de curto, de médio e de longo prazo para que todas sejam trabalhadas em conjunto para atingir a tão esperada meta final.

 

4 – Verifique os resultados

Depois de ter traçado todas as questões de sua companhia e ter aplicado o início, é preciso que exista uma monitoração constante, onde uma das mais usadas é a gestão à vista.

 

De uma maneira geral, envolver os funcionários e todos os colaboradores é uma das ações mais indicadas, dessa forma, todos estarão sempre de olho no que pode ser feito para melhorar o alcance das metas.

 

Além disso, sua equipe ficará:

  • Muito mais engajada;
  • Clima organizacional positivo;
  • Focada em atingir os objetivos;
  • Menor possibilidade de erros e desperdício de tempo.

5 – Ações bem estabelecidas

Ao ter um monitoramento de todos os resultados, verificando tanto o crescimento quanto pontos negativos, é sempre possível traçar novas metas para que os objetivos da companhia estejam alinhados.

 

Ao identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa, há um planejamento mais preciso do que deve ser feito para que o objetivo final seja atingido com mais facilidade, direcionamento e foco.

 

Quer saber como aplicar um planejamento estratégico empresarial com bastante atenção e cuidado? Confira abaixo mais sobre o que deve ser feito com dicas de Marcelo Germano!

Dicas de como montar uma estratégia de negócios

Confira abaixo demais dicas para que sua estratégia de negócios tenha cada vez mais sucesso, tanto na ação quanto no momento da verificação dos resultados obtidos:

  • Análise do mercado: verifique primeiramente sobre sua empresa, os concorrentes e faça um benchmarking para que tenha muito mais direcionamento em suas estratégias;
  • Entenda objetivos da empresa: o que sua empresa tem enfrentado e onde deseja chegar? Tudo isso deve ser verificado para ir além do negócio atualmente traçado. Ah, lembre-se que todas essas questões devem estar alinhadas com o propósito, missão e valores da companhia;
  • Verificação das ações: um dos pontos que devem ser verificados é sobre como está a influência local, dos concorrentes e demais variantes para que sua empresa vá além. É aqui que você deve traçar metas curtas, médias e longas dentro de seu negócio;
  • Tenha funcionários capacitados: por fim, de nada adianta ter um ótimo planejamento dentro de sua companhia e não ter as pessoas certas para que isso seja aplicado, portanto, saiba como contratar as pessoas de forma certa!

Como fazer a gestão de estratégia de negócios?

Quer saber como executar a gestão de estratégias dentro de seu negócio de uma maneira mais direcionada e de sucesso?

 

Confira abaixo alguns dos pontos que devem ser aplicados para que todos os passos sejam cada vez mais aplicáveis em demais passos futuros, gerando assim, frutos únicos:

  • Automatize processos: ao aplicar todos as ações e próximos passos de sua empresa de forma digital, têm-se muito mais facilidade de acesso por todos os envolvidos, o que permite com que questões rotineiras, dados específicos e muitos outros pontos sejam mais fáceis de serem observados e modificados, caso preciso;
  • Facilite a comunicação: outro ponto muito mais importante é a facilidade da comunicação em seu negócio, considerado como uma das principais falhas dentro das empresas. Por isso, dedique seu tempo e recursos para facilitar a fala entre todos – seja de forma virtual ou não. Aplique feedbacks, reuniões privadas e alinhamentos com o time para implementar essa questão em todos os quesitos, desde sugestões, reclamações e para melhorias;
  • Aposte na inovação: seja com o uso de tecnologias ou demais meios, é preciso que sua empresa esteja sempre pronta para inovar e ir além daquilo que está acostumada, portanto, não pare no tempo e esteja sempre atento em quais são as inovações que tem dominado o mercado e podem ser positivas para seu negócio.

Exemplos de estratégia de negócios

Por fim, confira abaixo algumas das estratégias de negócios que tem funcionado de forma positiva em várias empresas e inspire-se para aplicar cada vez mais em seus negócios!

  • Venda cruzada de vários produtos: além de vender o “carro chefe” de sua empresa, faça um pacote ou crie estratégias para que o consumidor conheça os outros itens de sua linha;
  • Produto sempre inovador: não fique parado esperando com que o seu concorrente tome seu lugar. Esteja sempre a frente e observe o que pode ser modificado para a melhoria da experiência do consumidor;
  • Amplie as vendas: mesmo que os resultados estejam positivos e cada vez mais direcionados, não pare de incentivar a chegada de novos clientes e de novos consumidores, tudo isso será essencial para o sucesso constante de sua marca;
  • Atenção ao atendimento ao cliente: tanto no momento da venda quanto no pós, é preciso que você tenha uma equipe sempre pronta para atender o indivíduo, proporcionando a melhor experiência para que torne-se fiel a sua marca e aos demais produtos;
  • Foco no employer branding: não deixe de trabalhar a imagem de sua empresa para que novos funcionários tenham interesse em fazer parte da companhia, além de fortalecer a visão de que os consumidores tem do negócio;
  • Precificação interessante: outro ponto que merece atenção é a estratégia de preço, seja daquele item novo no mercado, daquele que está em uma crescente de venda ou aquele em queda. Procurar o preço exato pode ser interessante para alavancar o consumo do mesmo e o destaque entre os concorrentes;
  • Sustentabilidade: trabalhe para que sua empresa fique conhecida pela cultura organizacional e personalidade, onde a sustentabilidade é um dos pontos mais cobrados pelos consumidores mais jovens.

Esses são alguns dos pontos que mais são interessantes para aqueles que querem ter uma empresa com mais direcionamento e uma estratégia de venda muito mais aplicada.

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com comandantes que podem estar precisando desse conhecimento, além de sempre acompanhar as demais novidades aqui no blog EAG!

 

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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