Comunicação empresarial: quais são os tipos e por que é tão importante
26.12.2022
Um dos fatores de maior importância dentro de empresas é sem dúvida uma comunicação eficaz, seja para repassar questões internas, na divulgação de produtos, serviços ou diferentes possibilidades.
Você está realizando esse feito da maneira mais condizente e assertiva dentro de seu negócio, comandante? Seja sua resposta sim ou não, é o momento de verificar mais informações abaixo e prestar atenção!
A comunicação empresarial é como a companhia dispõe das informações - seja de forma interna ou externa -, assim como a interpretação que pode ser obtida.
É por meio dessa ferramenta que pode-se melhorar a imagem da empresa, assim como alcançar resultados mais positivos e marcantes.
Ela é um conjunto de técnicas que procuram transmitir mais sobre a imagem de questões como:
O que é comunicação empresarial?

- Missão;
- Objetivo;
- Resultados;
- Projetos;
- Normas;
- Procedimentos;
- Produtividade.
Por que a comunicação empresarial é importante?
Com o grande avanço da tecnologia, o que interfere diretamente na sua empresa em tantos quesitos, é preciso ter cuidado em como a comunicação de sua companhia está sendo aplicada. Confira abaixo quais são os principais benefícios da aplicação de uma comunicação empresarial bem estruturada em seu negócio:- Valores e objetivos da empresa alinhados com o perfil dos colaboradores;
- Redução de fofocas, da rádio peão e rumores tanto pelo público interno, quanto externo;
- Canal aberto onde tanto os funcionários, fornecedores e consumidores podem expor sua opinião pessoal, dúvidas ou reclamações;
- Construção de uma imagem positiva da marca;
- Fortalecimento e aplicação da cultura organizacional;
- Maior transparência entre o mercado, os consumidores e os colaboradores.
Tipos de comunicação empresarial
Você sabia que existem vários tipos de comunicação empresarial que podem ser aplicados dentro de seu negócio? Confira quais são elas abaixo e aplique aquela ou aquelas que sejam mais condizentes com sua empresa!Comunicação interna
A comunicação interna é aquela destinada para os colaboradores internos de uma companhia, desde os sócios até os colaboradores externos. Ela é primordial para que as pessoas criem conexões com o negócio, desde a interação inicial até o desenvolvimento promovido. Também é usada para transmitir os valores, a cultura da companhia, demonstrar metas, objetivos e implementar o clima organizacional entre todos os envolvidos.Comunicação vertical
O modelo vertical é aquele que é feito de cima para baixo, quando envolve os profissionais desde líderes até gestores, colaboradores e demais funcionários. Ela é usada para de uma forma informacional ou para ensinar sobre uma nova norma ou mudança da companhia.Comunicação horizontal
Já o modelo horizontal acontece de colaboradores para colaboradores, ou seja, entre aqueles que estão dentro do mesmo setor e nível hierárquico. Assim, amplia-se e cria novas relações interpessoais, além de facilitar os processos da companhia e o clima organizacional.Comunicação diagonal
A diagonal é quando há o envolvimento de todos os setores de uma empresa, considerando sempre o nível hierárquico dos colaboradores. Ela é comumente usada em reuniões gerais ou quando é preciso comunicar um grande aviso para todos os envolvidos com a empresa.
Comunicação circular
A comunicação no modelo circular é muito usada em empresas menores, onde todos os funcionários possuem contato, geralmente com relações que são construídas de maneira natural.
A comunicação no modelo circular foca na maior intimidade entre os envolvidos, onde têm-se assim mais troca de questões de forma orgânica.
Comunicação externa
Por fim, a comunicação externa é quando o foco são os clientes, concorrentes e consumidores finais do negócio. Aqui, o principal foco é criar uma imagem positiva do negócio, aumentando a demanda e interesse do público-alvo.Ferramentas de comunicação empresarial
Quer implementar o uso de ferramentas para facilitar a comunicação empresarial de seu negócio? Confira abaixo quais são as mais indicadas para usar e comece hoje mesmo!- Mural de recados: simples e objetivo, o mural de recados é usado para deixar avisos importantes pendurados, onde deve estar em um local de fácil acesso para os funcionários e colaboradores;
- Canal interno: independente de qual seja o canal usado pela sua companhia, ele é uma potente ferramenta para avisar questões pontuais, entrar em contato com indivíduos específicos e demais possibilidades;
- Caixinha anônima: chamada também de caixinha de sugestões, o principal intuito é o de coletar a opinião, crítica e sugestão dos funcionários que tem vergonha de expressar sua fala de forma pública. Lembre-se que aqui é preciso aplicar regras específicas para que seja usada de uma maneira pontual e correta;
- Vídeos corporativos: uma maneira barata, simples e objetiva de avisar os colaboradores sobre questões, por meio dos vídeos corporativos você consegue transmitir para todos os envolvidos uma informação pontual;
- E-mail corporativo: considerado por muitos como ultrapassado, o e-mail possui grande importância na comunicação de empresas, onde facilita esse processo, além do registro das informações para eventuais consultas no futuro.
Como melhorar a comunicação empresarial?
Se você já possui a aplicação de várias ferramentas e deseja implementar a comunicação empresarial de seu negócio, veja a seguir algumas dicas para conseguir melhorar essa questão em sua companhia!- Interação: use de apps, tanto para celulares quanto para computadores para facilitar a conexão entre diferentes setores e indivíduos de sua companhia;
- Mobilidade: mesmo que o uso de computadores ainda seja o grande foco de empresas, é preciso disponibilizar o formato para apps, facilitando assim o uso em momentos de deslocamento ou instantaneidade;
- Constância: é preciso que sua mensagem chegue de forma igualitária para o seu trabalhador do Rio Grande do Sul até aquele que é morador do Acre;
- Engajamento do time: é preciso que o seu time sinta-se parte de sua empresa, dessa maneira, amplie o engajamento ao usar uma comunicação intensiva e que desperte o sentimento de pertencimento com os colaboradores;
- Acompanhamento de resultados: analise e faça o acompanhamento constante das questões de resultados existentes e conforme o passar do tempo de sua empresa. Além disso, faça a gestão à vista e mostre para todos os envolvidos;
- Transparência: comprometer-se com a verdade dentro da empresa é um dos pilares básicos para obter sucesso e uma comunicação eficaz;
- Tecnologia: encontre o app ideal par sua equipe, use das redes sociais ao seu favor, use ferramentas específicas e sistemas de gestão para ter o melhor aproveitamento para todo o time!

QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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