Como saber se o empresário tem lucro ou não? Aprenda a calcular
14.09.2022
O que é o lucro de uma empresa?

- Lucro normal: quantia que uma empresa precisa para dar continuidade aos processos sem problemas;
- Lucro econômico: é o valor "a mais", em outras palavras, aquilo que sobra.
Como saber se o empresário tem lucro ou não?
Ficou em dúvida sobre como saber, afinal, se você possui lucro ou não dentro de seu negócio? Confira abaixo alguns pontos que devem ser observados!1. Apure o resultado
Muitos empresários acreditam que o fluxo de caixa é um dos pontos primordiais para compreender se há lucro, porém, ele só mede o pagamento de todas as despesas da empresa e se as coisas estão "apertadas". Para ter certeza desse resultado, é primordial apurar os números, onde é muito simples, rápido e eficaz de compreender mais sobre os números dentro de certo período. Essa apuração também ajuda a compreender se existem falhas da gestão, se o preço está definido de forma errada, saber mais sobre os custos e despesas variáveis ou fixas. Assim, têm-se o ponto de equilíbrio certeiro, sabendo quanto é preciso para ter-se sustentabilidade e lucro.Mas, como conseguir essa quantia? O resultado mensal é derivado da diferença de tudo aquilo que foi vendido e usado dentro de certo período.
Ao chegar ao resultado negativo, não é sempre um atestado de que se está no prejuízo, visto que muitas vezes questões sazonais podem interferir nessa quantia, como é o caso de estabelecimentos que só abrem no verão. Por isso, obter um documento bem organizado e apurado é essencial para compreender com mais facilidade as informações. Nesse caso, alguns dos pontos são:- Controle de estoque;
- Controle de despesas fixas;
- Controle de despesas variáveis
- Pró-labore;
- Vendas do mês - mesmo que tenham sido recebidas ou não.
2. Calcule o lucro da empresa
Ok, agora que você já sabe que precisa realizar a apuração de todos os custos, é preciso saber como calcular o tão desejado lucro. Nesse caso, você vai precisar ter em suas mãos:- Quantia gasta com despesas fixas;
- Quantia gasta com despesas variáveis;
- Valor total vendido;
- Quantia necessária de prestação de serviço para os clientes;
- Valor preciso de compra ou para a fabricação dos itens que são vendidos.
- Lucro bruto = Receitas totais – Custos variáveis;
- Lucro líquido = Receita total – Custo total.
3. Use um software financeiro ou planilha para análise
É primordial que para registrar todas as questões apontadas tanto anteriormente, quanto o que você registrará aqui pela frente, faça o uso de um software financeiro ou de uma planilha bem definida. Tudo isso será primordial para que o controle financeiro empresarial aconteça de forma específica, direcionada e cuidadosa.4. Calcule o pró-labore do empresário
Diferente do que se imagina, definir o pró-labore do empresário é essencial para que a companhia tenha um direcionamento e cuidado com as contas. Engana-se quem pensa que esse valor pode ser variável ou conforme o lucro da empresa, na verdade, as companhias de sucesso possuem essa quantia definida para não trazer prejuízo ou desequilíbrio.Como saber se empresa está dando prejuízo?
A única maneira de saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo é por meio da reunião de todos os dados e verificação dos mesmos. Assim, o empresário pode ter ciência e conhecimento dos resultados da empresa dentro de certo mês, trimestre, semestre e até mesmo anualmente. Mas, para que isso aconteça, é preciso ter um controle rígido e informações constantemente atualizadas, mostrando a realidade da empresa com transparência. Por isso, ter uma equipe financeira ou um contador de alta performance é essencial, onde é ele quem observará por meio do Demonstrativo de Resultado todas as origens de lucro e custos da companhia. Por fim, é interessante compreender o ponto de equilíbrio do negócio, como ele pode ser alcançado e o que deve ser feito para que tenha essa continuidade.Empresa tem lucro, mas empresário não: o que fazer?
Mas, afinal, o que pode estar acontecendo quando uma empresa está tendo lucro, porém, o empresário ainda está sem um retorno positivo em seu bolso pessoal? Uma das principais causas pode ser a falta da definição do pró-labore, onde deve ser incluído como custo fixo da empresa e não opcional. Todos os colaboradores e funcionários recebem seu salário no início do mês, com o comandante não deve ser diferente. Nesse caso, é preciso definir uma quantia que não dê prejuízo e nem prejudique o financeiro. Confira abaixo mais sobre a história do comandante Robson Martins, dono de uma empresa do ramo de hortifruti. Ele conta que tinha um acúmulo de prejuízo de mais de R$250 mil ao ano, porém, após começar o programa EAG, em apenas 2 meses já estava no lucro acumulado! https://youtu.be/XDEhQlPcpbM [su_button url="https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1" target="blank" style="glass" background="#ec0025" color="#ffffff" size="8" center="yes" radius="round" icon="icon: youtube-play"]Inscreva-se no canal[/su_button]Conclusão
Então comandante, se você chegou aqui é porque agora sabe alguns dos pontos cruciais para que possa dar o ponto de largada em sua companhia e sair do prejuízo o quanto antes. Os primeiros passos que serão precisos podem ser definidos em:- Tenha noção dos valores de sua empresa: tanto dos gastos, dos ganhos, dos variáveis e mais;
- Coloque tudo em uma planilha ou em um software específico para eventuais consultas e acompanhamento;
- Trace um pró-labore para o quadro de sócios;
- Saiba qual é o ponto de equilíbrio e o de lucro.
- Gestão de pessoas;
- Gestão de cultura organizacional;
- Como liderar uma equipe;
- Como criar planos e metas e sempre alcançá-los.

QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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