Como evitar a sobrecarga de trabalho na sua empresa

27.09.2023
Como evitar a sobrecarga de trabalho na sua empresa

Você já ouviu falar em Burnout? Causada pelo excessivo desgaste emocional, é uma síndrome que acomete muitos profissionais sobrecarregados no ambiente de trabalho. 

A sobrecarga de trabalho causa muitos outros problemas à saúde dos colaboradores e à saúde da sua empresa.

Portanto, é preciso evitar a sobrecarga, adotando alguns cuidados na promoção de um ambiente de trabalho saudável.

Confira as dicas que separamos para você aplicar no seu negócio!

O que é considerado sobrecarga no trabalho?

Muitas situações são consideradas sobrecarga de trabalho, como a quantidade excessiva de demandas por colaborador e as jornadas de trabalho exaustivas.

Prazos curtos e pressão excessiva para o cumprimento de metas também causam sobrecarregadas.

Situações como essas são prejudiciais não apenas à saúde do colaborador, também são altamente prejudiciais à empresa. Afinal, se os profissionais não estiverem bem, a tendência é a queda do rendimento e da produtividade.

O que a sobrecarga no trabalho pode causar?

Ao entender o que causa sobrecarga, também é importante saber as consequências.

Para os colaboradores, a sobrecarga no trabalho causa prejuízos na saúde física e na mental. E isso sempre reflete negativamente nos resultados do negócio.

Confira algumas das principais consequências.

Irritabilidade

A sobrecarga faz com que o colaborador apresente mais irritabilidade, típico de quem precisa dar conta de diversas demandas ao mesmo tempo e com urgência.

A irritabilidade faz com que o profissional seja reativo e mais agressivo do que o normal.

Uma das consequências disso para a empresa é o clima organizacional prejudicado.

Insônia

A sobrecarga de trabalho também causa insônia, atrapalhando muito o bem-estar e, se for frequente, impacta também a saúde física.

Redução no rendimento

Colaboradores sobrecarregados estão sempre preocupados e perdem o foco e a atenção nas tarefas. Como resultado, o rendimento cai consideravelmente.

Sentimento de fracasso

Mais uma consequência da sobrecarga de trabalho é o sentimento de fracasso despertado no colaborador.

Muitas vezes, ele não consegue atender a toda a demanda, o que gera frustração.

Ansiedade

A atmosfera de sobrecarga causa preocupação, e é comum que os colaboradores comecem a imaginar cenários. A partir disso, há aumento dos gatilhos para a ansiedade.

E, claro, um profissional ansioso se torna pouco produtivo, pois há dificuldade em manter o foco e a concentração.

Como evitar a sobrecarga no trabalho?

Todas as situações mencionadas e, muitas outras, são extremamente negativas ao funcionário e ao negócio. 

Por isso, conheça algumas dicas de como evitar a sobrecarga:

1. Gestão de tarefas

A boa gestão de tarefas na empresa é fundamental para impedir excesso de trabalho, organizando os horários, conforme as atividades diárias. Assim, as tarefas não ultrapassam o limite.

2. Estabelecimento de fluxos de trabalho

Por meio de fluxos de trabalho, é possível executar as tarefas conforme a ordem de prioridade. A intenção, nesse caso, é evitar que sejam fixados prazos muito curtos ou urgências desnecessárias.

Para isso, existem ferramentas e metodologias que auxiliam na organização de um bom fluxo. Um exemplo é o eKyte.

3. Treinamento de liderança

Líderes treinados são fundamentais para evitar que os colaboradores fiquem sobrecarregados.

Nesse sentido, a liderança precisa saber definir corretamente o que é prioridade, bem como utilizar estratégias para manter a equipe motivada.

Além disso, o líder precisa conhecer os profissionais, de modo a alocar as demandas segundo as habilidades.

4. Autogestão

Mesmo que os líderes definam os limites das tarefas e direcionam os colaboradores consoante a prioridade, dispor de equipes autogerenciáveis é importante.

Com isso, os líderes definem as tarefas a serem executadas durante a semana, por exemplo. Mas, no decorrer dos dias, os próprios funcionários têm autonomia para gerir o próprio tempo.

Essa tática auxilia a evitar sobrecarga, pois a equipe consegue se organizar adequadamente. Além disso, não sobrecarrega os próprios líderes com o microgerenciamento das demandas.

5. Abertura a feedbacks

Mais uma dica essencial: mantenha um canal de comunicação aberto com os colaboradores.

Assim, você ouve o que têm a dizer sobre os processos que precisam ser melhorados. Além disso, se eles se sentirem sobrecarregados, precisam saber que podem expor a situação para você ou para o líder do setor. Dessa forma, evita-se que a situação chegue em um extremo.

Benefícios ao evitar a sobrecarga no trabalho

A ausência de sobrecarga mental no trabalho promove muitos benefícios à sua empresa e aos profissionais:

  • Ambiente de trabalho mais saudável;
  • Mais produtividade;
  • Metas alcançadas;
  • Melhoria no bem-estar do colaborador;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Redução do absenteísmo;
  • Redução de doenças ocupacionais;
  • Redução do turnover;
  • Aumento dos resultados da empresa.

Portanto, sempre trace estratégias para barrar o desgaste excessivo de quem trabalha em sua empresa. Afinal, cuidar da saúde dos colaboradores é indispensável numa equipe sempre motivada e produtiva.

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QUEM É MARCELO GERMANO

  • Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

  • Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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QUEM É ROGÉRIO VALENTIM

  • Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.

  • Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab. 

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