Como dar desconto para clientes sem sair no prejuízo
19.03.2023 Muitos comandantes e gestores ficam incomodados com a famosa pedida de desconto, afinal, essa pode ser a questão que culminará ou não no fechamento daquela tão esperada venda. Porém, nem sempre é fácil conseguir diminuir o valor de um produto, o que pode variar ainda mais conforme a situação em que a empresa se encontra. Quer saber mais sobre ceder essa redução de valor e não ter prejuízo? Confira abaixo dicas para inovar em seu negócio!
O que é desconto?
O termo desconto é quando há uma redução de determinado valor, no caso de produtos ou da venda de serviços, é diminuir a quantidade para que o cliente sinta que tem mais vantagem de compra e negociação.Tipos de desconto
Engana-se quem pensa que existem poucas possibilidades de aplicação de descontos nas empresas, na verdade, são muitas as opções para introduzir dentro de seu negócio. Confira quais são elas abaixo:Cupom de desconto
Um dos modelos mais usados e facilmente aplicado, o cupom de desconto pode ser aplicado independente de qual é o segmento de atuação, sejam produtos pequenos, serviços de tíquete médio alto e muito mais. Assim, o consumidor possui o direito de gastar aquela quantia na próxima compra, o que é mais interessante ainda quando usado com uma estratégia de marketing bem definida, principalmente para angariar novos clientes.Desconto à vista
Está precisando de dinheiro no caixa o quanto antes? A sacada do desconto à vista é uma das mais interessantes. Por meio dessa estratégia certeira, sua empresa consegue ter mais dinheiro disponível, além de dar um benefício a mais para o seu cliente se sentir mais satisfeito com a compra.Desconto a longo prazo
Se o produto vendido pela sua empresa acontece por meio de assinaturas, gerar descontos a longo prazo pode ser uma opção interessante. Por isso, insira na descrição do produto/serviço a redução do valor com o passar do tempo. Essa é uma ação usada em grandes marcas como Amazon, GloboPlay e tantas outras.Valor de atacado
Se a sua empresa possui a venda de atacado e de varejo, dê a possibilidade de compras em maior quantidade serem mais baratas do que na unidade. Assim, há um maior giro quando há a grande escala, além de dar mais vantagens para o comprador.Quando dar desconto para um cliente?
O principal ponto de dar desconto para o cliente é fazer com que ele sinta que está ganhando mais com aquele valor reduzido. Dessa forma, você deve agregar ainda mais valor com o interessado, onde alguns dos momentos mais interessantes são:- Datas comemorativas: da própria empresa ou de fidelidade do cliente (lembre-se de seguir o calendário comercial mais condizente para o seu negócio), por exemplo;
- Entenda o seu cliente: saiba exatamente com quem você está lidando e quais são as melhores formas de conseguir consolidar a compra final com o interessado;
- Insista na credibilidade: uma redução repentina de valor pode despertar o receio do seu consumidor, duvidando tanto da qualidade do produto quanto da venda que está sendo efetuada;
- Observe a sazonalidade: é importante entender quando a sua empresa costuma vender mais, dessa forma, foque naquele período de "vaca magra" e proporcione um maior poder de compra para o interessado;
- Dê descontos para itens específicos: sabe aquele item ou serviço que está saindo pouco? Pode ser a hora de aumentar o giro dele por meio do desconto. Com certeza você verá ele sendo um sucesso de compra pelos interessados.
O que fazer quando cliente pede desconto?
Temido por muitos empresários, o pedido de desconto por parte do cliente com certeza acontecerá em algum momento, porém, o que fazer nesse momento? A primeira ação é ter calma e pensar de forma fria, além de não oferecer desconto se o cliente não falar nada. Depois disso, diga que vai pensar e verificar sobre as condições que podem ser feitas: é primordial que você ofereça uma condição da qual ele se comprometerá em arcar com o valor acertado. Com certeza você verá como a conversão e aderência dos produtos oferecidos será muito maior e eficaz.Como saber se posso dar descontos?
Quer saber como dar o desconto da maneira mais proveitosa e direcionada para sua companhia? É preciso pensar com cuidado e atenção nas seguintes questões:- Qual é o produto ou serviço do qual o desconto está sendo solicitado?
- Qual é a margem de lucro da companhia?
- Qual é o atual fluxo de caixa de sua empresa?
- 1ª conta: V (valor sem desconto x % (porcentagem) = Vd (Valor descontado);
- 2ª conta: V (valor sem desconto) - Vd (Valor com desconto) = Vf (Valor final com desconto).
Estratégia de como dar desconto para cliente
Quer saber a estratégia mais condizente para conseguir aplicar o desconto perfeito para o seu cliente e para sua empresa ao mesmo tempo?Foque na experiência
É essencial que você ofereça para o seu cliente uma experiência da qual fortalecerá a venda do seu produto, principalmente pela qualidade, exclusividade e diferencial em relação aos demais. Quando a venda acontece apenas pelo preço, os concorrentes vão sempre oferecer melhores condições do que sua companhia, comprometendo assim a margem de lucro e a expansão de sua empresa.Entenda o lucro de sua empresa
Como citado anteriormente, é primordial que você saiba qual tem sido o lucro de sua empresa, principalmente relacionado a produção. Assim, mantenha esse cálculo constantemente atualizado, onde você já deve trabalhar com uma margem de desconto fictício, afinal, em algum momento ela vai acontecer.Observe a sazonalidade de seu produto
Com certeza existem meses em que a venda dos seus produtos ou serviços são mais altas, enquanto outros meses que são classificados como mais fracos. Portanto, saiba identificar quais são as épocas em que há maior quantidade de vendas, quando o fluxo de caixa está mais baixo e aplique isso a seu favor. Faça descontos específicos para aquele item que está parado no estoque, rode aquela matéria prima que pode estar empacada e obtenha uma maior quantidade de lucro.4 - Aumente o valor do ticket médio
Outra tática muito bem utilizada é de aplicar descontos acima de certa quantia, por exemplo: ganhe 10% off acima de compras de R$200. Essa é uma tática interessante de ser usada para girar o estoque de produtos, como: compre x produtos e ganhe um brinde especial.5 - Aplique urgência
Por fim, não permita com que o cliente precifique o seu produto, na verdade, é essencial que você saiba dizer não as propostas que podem surgir. Portanto, o artifício da urgência é uma das táticas que podem ser facilmente incluídas no seu dia a dia, como:- Aplique data final para a compra do item;
- Insira tempo específico;
- Quantidade exclusiva de desconto para aquela promoção específica.
Desconto faz vender mais?
A ação de oferecer descontos pode ser um interessante atrativo para conquistar clientes antigos e novos, além de aumentar a taxa de conversão dentro de sua empresa. Por meio disso, você também possui uma estratégia bem bolada da qual servirá principalmente para fidelizar os interessados em seu produto. Mas, tenha cuidado! Quando usado de forma despreparada, há maiores chances de que sua marca ou a sua lucratividade não tenham efetividade e até acabem prejudicando seu negócio.Sem desconto eu não vendo: será?
Você tem pensado se realmente consegue vender seus produtos caso não tenham desconto aplicado? Se essa é uma dúvida que tem permeado sua cabeça, é o momento de pensar com cuidado. O que você tem oferecido ao seu cliente ao invés de preço baixo? É essencial que você venda uma experiência para o interessado, daquela que seja singular quando comparada com os concorrentes. Quer saber como se destacar no mercado, independente de qual seja o seu nicho de atuação? É o momento de fazer o seu programa EAG e saber como conseguimos ajudar a sua empresa a mudar da água para o vinho. Entre em contato com a nossa equipe especializada e receba uma sessão estratégia para sua organização! Inicie hoje mesmo a mudança que você e sua companhia tanto precisam!QUEM É MARCELO GERMANO
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Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
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Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO
QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
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Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
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Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
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