23 de junho de 2022
Sem dúvidas o sonho de muitas empresas é saber como revender para empresas grandes seus produtos ou serviços, principalmente pela maior propaganda nacional e até mesmo internacional em muitos casos. Hoje aqui em nosso blog, você vai aprender mais sobre como começar a traçar essas implementações em sua companhia, para que, finalmente possa tirar o sonho do papel e colocá-lo em prática, obtendo resultados o quanto antes esperar.
A venda enterprise é assim classificada aquela que possui um ticket médio alto e muita complexidade envolvida. Alguns exemplos que se encaixam nesse modelo são:
Tanto pela sua dificuldade e pelo seu preço, acaba sendo algo não tão simples de conseguir conquistar o cliente, mas, isso não é um impedimento para que a comercialização aconteça. Para lidar com vendas do estilo enterprise, é preciso saber:
Esses são pontos cruciais para que você, comandante, entenda mais sobre como executar vendas para clientes de maior porte com responsabilidade e segurança.
Mesmo que seu negócio esteja acostumado a ter o foco de venda para pequenas e médias empresas, é interessante buscar alternativas para atingir novos patamares de aquisição, nesse caso, as grandes empresas. Além da grande divulgação, fama e ganho monetário garantido, esse será um grande desafio para sua empresa, aumentando os níveis de possibilidade de vendas. Há uma ampliação de conhecimento de comercialização, novos hábitos e processos adquiridos pelos vendedores, além de possibilidade de negociação muito além do habitual. Lembre-se que, conforme Marcelo Germano cita:
As habilidades que te trouxeram até aqui, não são as habilidades que vão te levar até o próximo nível.
Por isso, é preciso desenvolver seus colaboradores para que alcem voos além do que já estão acostumados, mirando grandes empresas no radar.
Quer saber como conseguir vender para grandes empresas? Confira abaixo dicas exclusivas do EAG e aplique em sua companhia!
Primeiramente, é preciso que sua empresa tenha portfólio de grandes vendas, bons feedbacks sobre o produto e bastante experiência no ramo que será explorado. Assim, a empresa da qual você tentará vender, visualizará o item ou serviço com outros olhos, mas sempre de uma forma crítica e procurando o melhor para si mesma. Afinal, uma empresa é grande por sua excelência, experiência e reconhecimento nacional, buscando parceiros que tenham padrões parecidos ou que estejam próximos de atingi-los.
Chamado comumente de ABM, ele é uma estratégia personalizada de marketing B2B, onde o foco é vender produtos ou serviços para grandes empresas ao invés de consumidor final. Assim, toda a estratégia de venda, de planejamento e relacionamento é focado no perfil do potencial comprador. Ao contrário do marketing comumente usado, onde há uma visão de atrair a maior quantidade de clientes, no marketing baseado em contas há uma preparação e personalização de cada negócio a ser atingido. Para que ele funcione, é preciso seguir alguns passos primordiais, como:
Quer saber mais? Clique no podcast abaixo do EAG e saiba mais sobre como funciona o Marketing Baseado em Contas com o convidado especial, Felipe Spina. https://open.spotify.com/episode/3ELbNRRfJnBxkmiHG14a0L?si=732ae3737187491e
Ao entender que o seu cliente é diferente dos que se está acostumado, é preciso treinar vendedores para que estejam prontos para lidar com perguntas, questões e cenários diferentes do padrão. Assim, é preciso reunir uma equipe seleta de profissionais de altíssimo rendimento, explicar todos os dados e informações sobre a empresa, realizar um estudo a fundo sobre o que deve ser oferecido e como isso influenciará no negócio alvo. Depois disso, deve-se aplicar um treinamento massivo, gerando assim segurança e valorizando esse colaborador, de modo que consiga lidar com situações de maior pressão e claro, convencer o alvo da compra do produto ou serviço.
Assim como deve ser feito com qualquer cliente ou potencial comprador, deve-se criar um relacionamento com o interessado, mostrando as vantagens, benefícios e convencendo-o de que nada será o mesmo sem a compra efetuada. Por isso, é primordial parar, ouvir, compreender e dar a melhor atenção para a empresa alvo: é preciso lembrar que com certeza seus concorrentes já tentaram a mesma ação, por isso, você deve buscar o seu diferencial. Quanto mais personalizado e singular for o seu atendimento em relação ao comprador, mais ele estará apto a entender o que você tem a oferecer, constatando o valor e convencimento de que necessita daquilo.
Esse quesito exige grande atenção, principalmente porque valor é algo que depende da opinião do cliente, portanto, o que a empresa pode fazer é se esforçar ao máximo para melhorar essa experiência. Entenda mais sobre como funciona por meio dos tópicos a seguir:
Aqui, o cliente deve saber exatamente para que serve a possível compra que está sendo executada, melhorando o desempenho ou atendendo a uma necessidade específica.
Já nessa questão, é preciso que o que o cliente está comprando, deve cumprir com sua função apresentada. Por exemplo, se é um software para organização de sistemas, ele deve ser executado com maestria e mérito, provando para o comprador que realmente funciona.
Com certeza existem muitos concorrentes no ramo de sua empresa, porém, você deve provar para seu cliente o seu diferencial em relação as outras marcas. Você deve mexer com a percepção de valor do comprador, convencendo-o de que atenderá muito mais do que as necessidades, mas sim, gerando uma experiência única.
Outro fator essencial para o vendedor que estiver responsável por grandes vendas, é com certeza o dom de negociar. Isso é de extrema importância, principalmente porque a outra companhia também possui experiência única no quesito de fechar negócios, buscando as melhores condições possíveis. Além disso, deve-se saber que já existiu o contato com outros concorrentes, explorando até onde consegue-se chegar em descontos, qual possui o valor mais em conta, quem é o mais caro e possibilidades de pagamento. Aqui, é preciso entender que essa entrada no mercado de grandes companhias é um marco para muitas empresas, mas, é necessário saber qual é o limite dessa ambição. Afinal, de nada adiantar ter fechado um grande contrato e ter saído no prejuízo, não é mesmo? Nesse caso, é preciso equilíbrio e entender os cenários existentes.
Além de todos os itens citados anteriormente, é primordial que o vendedor ou a companhia saiba como finalizar a venda, afinal, também faz parte de todo o processo de compra do cliente. Veja abaixo algumas ações que devem fazer parte do vendedor de sucesso:
Quanto mais o público alvo se sentir valorizado e que sua compra foi de valor, maiores são as chances de indicar o seu produto e recomprá-lo mais para frente. Quer entender mais? Clique no vídeo abaixo do EAG com o convidado especial Cleber Kouyomdjian e saiba exatamente o que deve ser feito para conseguir vender para grandes empresas com sucesso! https://youtu.be/3A13K-n-SeY
Mais complexo do que vender um produto ou serviço que já está no mercado, vender ideias para empresas é muito mais difícil e exige habilidades muito além do conhecimento básico. Seja um produto que precisa de patrocínio ou que está em fases de testes, é crucial ter cuidado e saber entender mais sobre esse cenário diferenciado. Porém, é possível. Veja abaixo algumas dicas para conseguir executar essa ação com maestria:
Aqui, o vendedor deve explicar mais sobre o contexto que levou a criação daquele item, mostrar de onde surgiu a ideia e quais foram os esforços da empresa criadora para a elaboração da mesma. É preciso ser direto, verdadeiro e demonstrar com potência a funcionalidade do item, além de se ter muita segurança para enfrentar dúvidas e questionamentos. Por isso, aqui é preciso treinar ao máximo antes de ir para o cenário de venda em si, portanto, invista em ações e simulações internas até que todos os pontos estejam bem alinhados.
Usar do storytelling é essencial para criar conexão com o cliente e conseguir chamar a atenção para o produto, principalmente pelo seu diferencial. Mas, cuidado! É preciso que a história seja real, do contrário, isso desmerece, enfraquece e é claro, impacta negativamente na credibilidade do produto.
O potencial investidor ou comprador só irá se comprometer com o que lhe está sendo oferecido se realmente enxergar valor e potencial. Assim, vale a pena focar naquilo que é o ponto mais forte em relação os concorrentes ou até mesmo na exclusividade do serviço.
Caso o cliente tenha interesse em apoiar ou comprar o que lhe está sendo oferecido, mesmo que ainda no mundo das ideias, você deve ter todo um planejamento estratégico estruturado. Nesse caso, demonstre qual será o próximo passo, quanto tempo levará até que esteja no mundo da prática, quanto será o retorno… todos os dados e questões apresentadas devem reforçar a ótima decisão do comprador.
Primeiramente, é preciso colocar na cabeça que não se pode desistir. Depois disso, entre em contato com o comprador e procure entender qual o foi motivo que levou com que a aquisição fosse executada com outra empresa. Esse é o momento de ouvir e caso necessário, realizar alterações internas para que futuras vendas sejam executadas, minando a possibilidade dessa “fraqueza” novamente ser motivo para ganho adversário. Dessa forma, mesmo que o cliente tenha fechado o contrato com o concorrente, você, comandante, deve continuar nutrindo esse relacionamento, sempre oferecendo seus serviços, diferenciais e marcando presença. Pode ser que em algum momento de vulnerabilidade da outra empresa, na renovação do produto ou tantas outras possibilidades, você consiga o espaço tão desejado. Quando isso acontecer, você deve estar pronto para fornecer o melhor serviço possível, apresentando as soluções diferenciais do seu negócio e assim, ganhando novamente a possibilidade de compra desse cliente tão especial.
Por fim, você conseguiu a tão desejada e esperada venda. Ok, mas, e o que deve ser feito para fidelizar mais ainda essa empresa? Acompanhe abaixo as dicas para que essa parceria vá além de apenas uma compra, mas, que perdure durante anos.
Quanto mais valor, mais especial e melhor for o retorno diante do item adquirido, maior será a probabilidade de comprar novamente o seu produto, por isso, não poupe esforços em garantir com que isso aconteça.